terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Ação inclusiva no IFSP - Câmpus Capivari

No segundo semestre de 2016, ingressou no curso técnico em química do câmpus que atuo (IFSP – Capivari) um aluno com deficiência visual e nanismo. A partir de então, alguns professores, estudantes do curso de licenciatura em química, serviço sociopedagógico, administração e NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) atuaram de diversas formas com um objetivo em comum: a permanência e êxito desse aluno no curso.
Dentre as ações do semestre, destaco a construção de uma plataforma que tem possibilitado o desenvolvimento do educando no laboratório, uma vez que as bancadas são muito altas para ele, sendo essencial essa adaptação.
Assim, a partir de constatarem essa necessidade, principalmente para as aulas de TLB -Técnicas Básicas de Laboratório (disciplina do primeiro semestre do curso), iniciou-se a construção. Em um primeiro momento, devido a ausência de verba, levantou-se a possibilidade de construir uma plataforma bastante simples a partir de pallets de madeira. Entretanto, conforme afirma o professor de química João Batista de Medeiros, que ministrou a disciplina de TLB e responsável pela ação, percebeu-se que usar esse material seria difícil e inseguro. Então, conversando com o setor administrativo do câmpus, decidiram elaborar um projeto para a plataforma para que fosse possível conseguir dinheiro para a compra dos materiais necessários.
Dessa forma, com o projeto pronto, foi possível fazer a compra. A execução do projeto foi feita pelos funcionários da manutenção do câmpus em diálogo com um dos servidores que é engenheiro e com o professor João Batista. Para finalizar a construção, segundo o professor João: “o educando testou e aprovou a plataforma, sugerindo, apenas, que a altura dela fosse reduzida em alguns centímetros”.
Ainda segundo o professor: “Foi uma ‘aventura’, no sentido de consistir em algo novo, desafiador e instigante. A construção da plataforma envolveu diversas pessoas e isso contribuiu para eu aprofundar reflexões que venho fazendo acerca da atuação, quase que individual, do professor em sua prática pedagógica. Várias cabeças pensam e chegam a um resultado melhor que uma única cabeça, isso ficou evidente conforme o número de pessoas envolvidas com a construção da plataforma ia aumentando. Além do número, os perfis das pessoas também influenciaram bastante, isto é, indivíduos com formações e experiências diferentes enxergaram contribuições diferentes e igualmente importantes para a versão final da plataforma.”
Por fim, aproveito para parabenizar o professor João e todas as pessoas envolvidas nesse projeto e em outras ações realizadas no câmpus, que certamente contribuíram muito para o aprendizado não apenas do aluno, mas de todas(os) que participaram. Além disso, agradeço ao professor pelas contribuições para a realização desse relato.

#PraCegoVer: foto da plataforma colocada próxima à bancada no laboratório de química, de madeira, com três degraus, uma portinha para acesso e cercada nas laterais para segurança.

#PraCegoVer: foto do aluno realizando um procedimento (pesagem) no laboratório de Quimica, utilizando a plataforma construída e os equipamentos de proteção individuais (jaleco e óculos).


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